Características da Fé

feA Fé, dom gratuito de Deus e acessível a quantos a pedem humildemente, é uma virtude sobrenatural necessária para a salvação.
O ato de fé é um ato humano, isto é, um ato da inteligência do homem que, sob decisão da vontade movida por Deus, dá livremente o seu lugar à verdade divina.
A fé é certa porque é fundada sobre a Palavra de Deus.
A fé nos leva a saborear antecipadamente a alegria celeste.
Porque não há contradições entre a fé e a ciência?
Embora a fé supere a razão, não poderá nunca existir contradição entre a fé e a ciência porque ambas têm origem em Deus. É o mesmo Deus que dá ao homem seja a luz da razão seja a luz da fé.
Crê para compreender: compreende para crer.” (Santo Agostinho)

A Fé é Uma Graça

“Quando Pedro fala tu és o Messias filho do Deus vivo Jesus diz , você é feliz Pedro porque não foi um ser humano que lhe revelou isto, mas o meu Pai que esta nos céus.” (Mateus 16,17)
“Para que a fé preste, a graça prévia é dada por Deus, com a moção do Espírito Santo movendo o coração e o converte a Deus, abre os olhos da mente nos dando suavidade para consentirmos e crermos na verdade.” (Gálatas 1,15 /Mateus 11,25)

A Fé é um Ato Humano

Embora só é possível crer pela graça e pelos auxílios interiores do Espírito Santo, mas também a fé é um ato autentico humanitário.
Exemplo:Quando um homem e uma mulher se casam (crer o que outras pessoas nos dizem).

A Fé e a Inteligência

Temos a capacidade de perceber e entender e acreditar nas verdades reveladas à luz de nossa razão natural.
Cremos pela autoridade de Deus que nos revela e que não pode enganar-se nem enganar-nos.
Sinais certíssimos de revelação:
Milagres; profecias; propagação da santidade da Igreja, sua fecundidade e estabilidade.

Certeza da Fé

A fé é certa mais que qualquer conhecimento humano, porque tem seu fundamento na própria palavra de Deus, que não pode mentir.
A certeza dada pela luz divina é maior do que a que é dada pela luz da razão natural.

Compreensão da Fé

O que crer tem o desejo de conhecer e compreender melhor Aquele no qual depositou sua fé, através do que lhe é revelado.
Quanto maior o conhecimento e a compreensão mais nossa fé será despertada e aumentará.(Efésios 1, 18)
Que lhes ilumine os olhos da mente para que compreendam a graça para qual ele os chamou, para que entendam como é rica e gloriosa a herança destinada ao seu povo.
Repetindo o adágio de Santo Agostinho: Eu creio para compreender e compreendo para melhor crer. (Marcos 16,20)

Hebreus 2,4

Fé e Ciência

Embora a fé esteja acima da razão, não deverá haver desarmonia entre uma e outra.
O mesmo Deus que revela os mistérios da Fé é o Deus que dota o espírito humano de luz da razão.
E Deus não se negaria a si mesmo nem a verdade contradiria a verdade.
A ciência com base na moral jamais se opõe a fé.

Liberdade da Fé

O homem deve responder a Deus por livre vontade, dessa forma o ato de fé é humano.
Ninguém deve ser forçado contra sua vontade a viver a fé.
Deus testemunhou a verdade mas nunca coagiu o homem.
Cristo convidou o homem a fé e conversão mas nunca foi forçado a nada.
A consciência do homem é que fala mais alto.
A graça se estende na cruz onde Cristo foi exaltado.
Dái os homens são atraídos e os joelhos se dobram.

Necessidade da Fé

Ninguém é justificado sem a fé , e sem ela não se chega a vida eterna., se nela não permanecer até o fim.
Para obter a salvação, é necessário crer em Jesus Cristo e naquele que o enviou.

Hebreus 11,6
Sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é remunerador daqueles que o procuram.

Perseverança da Fé

Para vivermos, crescermos e perseverarmos até o fim na fé, devemos diariamente alimenta-la pela palavra de Deus, implorando ao Senhor que a aumente.

I timoteo 1,18b-19
Combata o bom combate com fé e boa consciência. Alguns rejeitaram a boa consciência e acabaram naufragando na fé

Gálatas 5,6
Porquê em Jesus Cristo o que vale não é a circuncisão ou não circuncisão, mas a fé que age por meio da caridade.(Mateus 10,22 e 24,13).

Fé Começo de Vida Eterna

A meta de nossa caminhada é a vida eterna. È ver a Deus face a face, tal como ele é.

I Corintios 13,12
Porque agora vemos como por espelho, de maneira confusa, depois veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.

Hebreus 12, 1-2
Estamos rodeados de nuvens de testemunhas. Deixemos de lado tudo que nos atrapalha e o pecado que se agarra em nós…..
Mantendo os olhos fixos em Jesus …. que submeteu a cruz…. e esta a direita sentado no trono de Deus.
A fé é um ato pessoal:a resposta livre do homem a iniciativa de Deus que se revela.

A Linguagem da Fé

A fé em sua linguagem nos permite ter acesso as realidades com auxilio de suas formulações .
Permitindo também nos expressar e transmitir a fé, celebrar em comunidade, assimilar e viver cada vez mais.

I Timoteo 3,15
Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos.

A Única Fé

A Igreja na cessa de confessar sua única fé, recebida de um só Senhor, transmitida por um único batismo, convicta que todos os homens têm um só Deus e Pai.

Marcos 9,24
Imediatamente o pai do menino, clamando, com lágrimas disse: Creio! Mas ajuda a minha fé.

Nós Cremos

O Credo

Onde podemos perceber crer e entender todas as características da fé cristã.

Símbolo dos apóstolos.

Creio em Deus todo poderoso, Criador do céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressureição da carne, na vida eterna. Amém.

Símbolo niceno-constantinopolitano

Creio em um só Deus, / Pai todo-poderoso, / criador do céu e da terra, / de todas as coisas visíveis e invisíveis. / Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, / Filho unigênito de Deus, / nascido do Pai antes de todos os séculos: / Deus de Deus, / luz da luz, / Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; / gerado, não criado, / consubstancial ao Pai. / Por ele todas as coisas foram feitas. / E por nós, homens, e para nossa salvação, / desceu dos céus: (referência) / e se encarnou pelo Espírito Santo, / no seio da virgem Maria, / e se fez homem. / Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; / padeceu e foi sepultado. / Ressuscitou ao terceiro dia, / conforme as Escrituras, / e subiu aos céus, / onde está sentado à direita do Pai. / E de novo há de vir, em sua glória, / para julgar os vivos e os mortos; / e o seu reino não terá fim. / Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, / e procede do Pai e do Filho; / e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: / ele que falou pelos profetas. / Creio na Igreja, / una, santa, católica e apostólica. / Professo um só batismo para remissão dos pecados. / E espero a ressurreição dos mortos / e a vida do mundo que há de vir. / Amém.

Estudo extraido do catecismo da Igreja Católica

Erasmo Campos